Plantas ornamentais em interiores, como usá-las
Nem todos temos a chance de ter um quintal externo, seja por apartamentos pequenos ou por espaços pouco expressivos. No entanto, não é preciso viver no campo para se ter contato com a natureza. Basta trazer um pouco de verde para dentro da casa, seja no escritório, sala de estar ou até cozinha, plantas ornamentais são uma ótima escolha.
Ao longo deste post irei lhe apresentar os tipos de plantas, onde e como cultivá-las, além de muitas inspirações é claro.
1 - Por que usar plantas ornamentais?
2 - Qual planta ornamental devo escolher?
Há uma enorme variedade de plantas com cores, tamanhos, formas de preparos bastante diferentes, escolha uma que atendas as suas necessidades. Veja abaixo alguns exemplos:
Jade – essa planta parece uma mini árvore. A planta-jade é uma espécie suculenta, perene, com folhagem e florescimento ornamentais. Ela é uma das suculentas mais fáceis de cultivar e ela pode ficar em ambientes fechados, mas ela deve receber luz direta do sol por algumas horas.
Bromélia – essa planta contrasta os tons vermelhos e verde escuro. Ela é uma das plantas mais decorativas que existe, só pode receber luz indireta, pois a luz solar direta queima as folhas.
Begônia – essa planta é perfeita para decorar interiores, podem ser colocadas em vasos. Elas parecem buquês de flores, suas folhas tem formas diferentes e coloridas. Elas devem ser cultivadas em ambientes protegidos da luz do sol, do vento e friagem.
Outras plantas também podem decorar ambientes internos, como: Antúrio, Zamioculca, Pau d’água, Rosa de pedra, Minicactos, Palmeira ráfis, Lícuala, etc.
Existe o mito que ter plantas dentro de casa fazem mal, pois desprendem gás carbônico, principalmente a noite, mas fique tranquilo, hoje sabemos que a quantidade de gás liberado por uma planta é muito pouco, e desprezível comparando com a quantidade que nós mesmos liberamos desse gás.
3 - Onde colocar a planta ornamental?
Dependendo a planta ornamental que você escolher, ela precisara ficar em um lugar com muita luz, pouca luz, ou ainda em um lugar que só receba luz indireta, os cômodos mais comuns para dispor essas plantas são cozinhas e salas de estar, mas nada impede de você colocar um exemplar em cada cômodo da sua residencia ou ambiente de trabalho.
Normalmente, plantas grandes recebem um destaque especial ocupando todo um canto de um ambiente, plantas menores podem ser agrupadas formando um arranjo, ou ainda utilizada na decoração, quando colocadas sobre móveis ou penduradas no teto ou paredes.
4 - Como cuidar de plantas ornamentais?
Primeiramente, garanta que os vasos estejam fora das circulações de pessoas ou animais, para evitar acidentes. Algumas plantas são toxicas e venenosas, nesses casos mantenha essas espécies em particular longe do chão, evitando o alcance de animais de estimação e crianças pequenas, bem como, o uso de agrotóxicos nelas.
Escolha uma terra rica em matéria orgânica, com um substrato de qualidade. Ainda, é necessário repor adubo constantemente para que a planta continue crescendo. É recomendável adicionar ao solo, húmos de minhoca, ou adubo químico, que contém nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias nutritivas e de grande importância para as plantas. O intervalo entre adubações de reposição podem ser de 3 a 4 meses para folhagens e de 2 a 3 meses para floríferas, antes e depois da camada de florescimento.
Para evitar pragas, ainda é possível fazer uma pulverização por mês com óleo de nim ou utilizar fungicidas como a calda de bordalesa.
Veja abaixo, mais algumas fotos para se inspirar:
Adaptado de: transformesuacasa.com.br
Que matéria incrível! Belas dicas e fotos inspiradoras!
ResponderExcluirPlantas ornamentais são lindas demais!!
ResponderExcluirEstou encantada com esse blog!
ResponderExcluir