5 formas de deixar a casa mais iluminada [sem gastar energia]
O outono chegou, queremos aproveitar cada minuto das poucas horas de sol que temos disponível. Pensando nisso, preparamos cinco dicas infalíveis para deixar a casa mais iluminada e, o melhor, sem gastar energia elétrica. Confira abaixo e diga adeus à escuridão ;)
1 - Clarabóias
São uma abertura no alto das edificações destinada a permitir a entrada de luz ou a passagem de ventilação.Podem ser de diversos formatos, desde um óculo circular a, modernamente, um dispositivo envidraçado ou um pequeno domo de plástico semitransparente sobre a passagem na laje superior da construção, que permite a iluminação e ventilação de cômodos situados no interior, e por isso impossibilitados de possuir janelas comuns.
2 - Derrube as paredes e unifique os ambientes
Se você tem um apartamento pequeno, você pode optar por convertê-lo em um espaço único. Derrube o máximo de paredes possíveis (consulte antes um profissional) ou separe a zona da cama com uma meia parede. Outra opção, é colocar um vidro transparente, que separa e permita criar uma falsa parede, sem impedir que a luz natural entre por todo o ambiente. Essa mesma ideia pode ser aplicada no banheiro e na cozinha. Se você quiser um pouco mais de privacidade, pode optar por vidros translúcidos.
3 - Opte por paredes claras
Se não há muita luz em nossa casa, devemos esquecer as paredes escuras. As cores escuras não refletem a luz e são mais adequadas para lugares mais iluminados. A opção recomendável para casas com pouca luz natural é pintar as paredes de cores claras, que ajudam a refletir a luz.
4 - Escolha portas com vidro
Você está pensando em renovar alguma porta da sua casa? Aproveite para substituí-la por alguma porta com vidro, deixando a luz passar. Optando por um vidro translúcido, você não terá problemas de privacidade.
5 - Móveis baixos e claros
A luz natural passa pelas nossas janelas até onde queiramos que ela chegue. Se impedimos que ela passe, colocando um móvel grande no meio do cômodo, aproveitaremos a metade da luz disponível. Por isso, o segredo está em encostar os móveis mais altos nas paredes e mobiliar o espaço do meio com móveis baixos. Assim, podemos conseguir uma luz sem barreiras e mais homogênea em todo o ambiente.
Além de baixos, compor os ambientes com móveis claros, faz a luz natural refletir e deixar os cômodos mais iluminados.
0 comentários:
Postar um comentário